quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Relatos de Karen Faye


Desde o início, o aniversário de Michael sempre foi um dilema para mim. Desde o primeiro dia que nos conhecemos, eu estava diante de sua escolha religiosa, Testemunha de Jeová.

Quando Michael chegou para sua sessão de fotos de Thriller, dois homens o acompanhavam, impecavelmente vestidos com ternos, e se sentavam por perto, em alguns sofás aconchegantes, observando seus movimentos.

Sendo está a primeira vez que trabalhei com ele, não me senti apropriada para lhe perguntar quem poderiam ser. Eu pensei que, se ele quisesse que nós soubéssemos, ele teria nos contado. Eu apenas sentia a presença deles, durante todo o dia. Saíam com ele tão misteriosamente como tinham entrado. Na época, eu realmente não pensei mais nisso.

No ensaio seguinte, lá de novo... Um misterioso cavalheiro, sentado no fundo da sala. Como a nossa relação de trabalho e de amizade começou a crescer, eu lhe perguntei. Explicou-me que era Testemunha de Jeová. Ele era muito ativo com a igreja, e estes senhores eram monitores. Prestavam atenção nele.

Ele também explicou que estudava a Bíblia. Passava parte do seu tempo pregando de porta em porta, todas as semanas.

"Você quer me dizer que você toca a campainha de alguém, eles vêm para atender, e lá está Michael Jackson?!"

Ele riu e respondeu: "Sim". Ele explicou ainda que fazia isto disfarçado. 

"Oh não, você não."

Ainda rindo, ele parou e ficou divertidamente sério. "Sim, com certeza. Depois que me deixam entrar, eles geralmente começam a olhar para mim, de forma curiosa, e acabo admitindo quem eu sou." 
"Uau, eu gostaria de ser uma pequena mosca para testemunhar isto. Eu ainda não posso acreditar que você faça isso." 
"É uma grande responsabilidade em ser uma Testemunha de Jeová. Nós também não comemoramos feriados ou aniversários. Acreditamos que devemos honrar e celebrar estas coisas diariamente, e não apenas um dia."
"Sem aniversários, sem Natal?" 
"Não", respondeu ele. 
"Não é difícil, enquanto todos ao seu redor decoram as casas e cantam canções de Natal?".
"Sim, Turkle... É sempre um pouco triste, especialmente quando eu era criança, porque parecia tão divertido. Mas está tudo bem, temos coisas como o Dia da Família, onde todos se reúnem. Existem centenas de Jackson e todos nós tentamos estar lá."

Eu poderia realmente ver a tristeza em seus olhos e sentir o seu sentimento de perda, de não celebrar o Natal com as outras crianças... Então eu mudei o assunto.

Era 29 de agosto, e acabávamos o trabalho. Todo mundo estava desejando-lhe feliz aniversário e dando-lhe pequenos presentes. Ele sorriu e gentilmente aceitou. Uma vez que estávamos na intimidade do trailer, ele colocou os presentes no assento, e olhou para eles.

"Eu gostaria que as pessoas não fizessem isso. Por favor, prometa-me, Turkle, nunca falar feliz aniversário para mim." 

Eu estava rasgada. Eu via que ele estava em conflito interior sobre isso, mas ele permaneceu fiel a suas crenças. Foi tão difícil para mim também. Eu queria dar-lhe um presente e um abraço grande em cada aniversário, em cada 29 de agosto, e juntar-me com os outros que estavam celebrando seu aniversário em torno dele. Eu também queria cumprir com a minha promessa de permanecer em silêncio.

Nós estávamos filmando Smooth Criminal. Eu estava acostumada às câmeras. Estávamos nos preparando para uma cena muito grande. Michael foi cercado pelo batalhão alienígena em uma vala, construída no palco 14. As armas especiais e munição estavam lá, e a equipe tinha informado Michael sobre como segurar a metralhadora e abrir fogo. E assim Michael o fez, estando rodeado pelas câmeras. Foi a última cena da noite.

Michael estava se divertindo, como um menino brincando de exército. Ele chegou um pouco tarde no dia seguinte. Eu estava esperando em seu trailer. Ele estava tão perturbado. Eu não entendi, estávamos nos divertindo muito na noite anterior. Ele ficou em silêncio quando ele se sentou na cadeira de maquiagem. Eu tive que perguntar a ele "Por favor me diga. Por favor me diga o que está errado".
Seus olhos se encheram de lágrimas: "Minha mãe telefonou ontem à noite. A igreja a chamou, e disse a ela que eu segurava uma arma e a disparei ontem. Pediram que eu tomasse uma decisão. Devo deixar a igreja, ou deixar a indústria do entretenimento."
Ele estava chorando, enquanto falava essas palavras. Fiquei bastante mortificada: "O que sua mãe o aconselhou a fazer?" ele respondeu: "Ela se sentia horrível. Ela me disse que iria ficar ao meu lado, fosse qual fosse a minha decisão." "Eu vejo, você está aqui hoje." "Sim. Minha mãe apóia a minha escolha."

Demorou um pouco para Michael se ajustar à sua escolha. Ele continuou a sentir-se desconfortável com seu aniversário, mas participou de eventos dos fãs em sua honra, e realmente gostou deles. Quando eu estava ao seu redor durante o Natal, ele se escondia em seu quarto para secretamente embrulhar presentes.

Ele ainda tinha uma pontinha de culpa. Eu sabia que era difícil para ele, mas eu sei que ele amava todas as decorações. Ele poderia, livremente, dar a seus filhos os aniversários que ele nunca teve. Eu sabia que, no fundo, os ensinamentos das Testemunhas de Jeová continuavam a manter um lugar sagrado dentro de si.

É por isso que eu estava sempre dilacerada por não poder dizer "Feliz Aniversário". Ele nunca me liberou da minha promessa de não dizer desta forma a ele.



(amiga muito íntima e maquiadora de Michael
a vida toda do cantor)

Fonte:
site de karen faye

Créditos:
http://cartasparamichael.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...